Substrato.

Os cinco primeiros projetos que moldaram a Substrato.

Uma websérie independente, realizada por uma equipe de 50 pessoas. Uma série de vídeos e podcasts produzida em parceria com uma das marcas de conteúdo mais respeitadas do Brasil, esses foram alguns dos projetos responsáveis por iniciar os trabalhos da Substrato., em 2017. 

Nascemos enquanto tirávamos ideias do papel e, logo no primeiro ano de vida, realizamos projetos que nos mostraram o que poderíamos ser. De lá pra cá já realizamos muitos trabalhos bacanas, mas não dá para negar que os primeiros têm sempre um lugar especial no nosso coração.

Romeu & Romeu

O embrião do que a Substrato é atualmente, surgiu a partir da primeira incursão da dupla que começou tudo: Airo Munhoz e Jonathan Mendonça, pelo universo da ficção digital. Depois de terem passado por agências, os dois entraram de cabeça nesse projeto original, 100% pensado para a Internet e que se tornou pioneiro no segmento de conteúdo LGBT brasileiro.

Romeu & Romeu conta com dez episódios realizados por – entre equipe técnica e artistas – mais de 50 pessoas que trabalharam no projeto por seis meses. Lançada no YouTube, a série conta com mais de 2 milhões de visualizações, recebeu 9 prêmios, incluindo melhor série de diversidade no Rio Webfest e melhor série brasileira no Festival OCubo. A produção, além de ter chegado longe, conquistando público em diversas partes do mundo, também foi vitrine para que muitos profissionais mostrassem seu talento e seguissem carreira no universo das produções de conteúdo audiovisual.

GE: Caminhos para o Futuro

Logo em seguida, chegou a hora de criar para marcas. Iniciamos uma parceria importante com a Editora Globo, que dura até hoje, e assumimos a produção de uma série de conteúdos em vídeo e áudio para a GE, chamada ‘Caminhos para o Futuro’. O projeto levou alguns meses para ser realizado e contou com filmagens em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, demandando um formato de produção que nós não havíamos testado, mas que funcionou muito bem, transformando alguns desses clientes em parceiros de longa data.

Três Quartos

O retorno ao mundo da ficção digital foi a primeira série produzida pela Substrato, logo após existirmos formalmente. Gravada no apartamento que era casa e escritório da dupla Airo e John, logo após a mudança, Três Quartos foi laureada como Melhor Comédia Latina no Festival Digital Media Fest, em Roma, e nosso primeiro lançamento em uma plataforma de streaming no Brasil.

Cidadão Global

Essa foi nossa primeira grande cobertura em conjunto com o grupo Globo. Um evento de grande porte que nos colocou frente a frente com Barack Obama e rendeu uma oportunidade única de crescimento, já que após o primeiro ano realizando a cobertura, passamos também a produzir as edições mais recentes. 

Esse foi um projeto desafiador, principalmente, por ser o primeiro em que realizamos vários formatos de conteúdo. Partimos de uma edição ao vivo, com pílulas de conteúdo virtuais, contando histórias relacionadas ao tema do Cidadão Global, e seguimos, nas edições mais recentes, para um projeto que engloba podcast, hubs de conteúdo e streaming. 

Granado

Outro projeto que também nos deixa muito orgulhosos são as nossas primeiras animações. Novamente com a Editora Globo, fomos responsáveis pela criação de três vídeos, com animações e ilustrações exclusivas para falar sobre cuidados com os bebês. Esses vídeos fizeram parte de uma ação maior, realizada em conjunto com a revista Crescer, envolvendo eventos ao vivo, que nós também realizamos a cobertura. Criar algo que nunca havíamos feito e com a qualidade que grandes marcas esperam, acelerou muito o nosso amadurecimento.

Começar nossa jornada com projetos que consideramos tão importantes, nos preparou para evoluir como produtora, criadora de conteúdo e como profissionais. No nosso primeiro ano, produzimos em diversos segmentos e aprendemos bastante, duas frentes que continuam muito importantes na nossa rotina de trabalho.