Substrato.

O que é produção? | Veja algumas das principais atividades de um profissional da área

Produção audiovisual é um segmento de trabalho realmente amplo, no qual, basicamente, a pessoa produtora se faz presente em todas as fases do projeto que está à frente, centralizando e coordenando pessoas e tarefas de todas as áreas envolvidas nesse processo.

Essa função depende de uma jornada extremamente organizada, ponto que torna as planilhas uma das ferramentas mais importantes como parte dessa rotina de trabalho, viabilizando o planejamento, o registro e a compilação de dados em um único formato.

A Tati Bornato, produtora, aqui na Substrato., conta que uma pessoa produtora tem uma ampla lista de afazeres. Ela gerencia, cuida, pensa em problemas e como evitá-los, entende e providencia as necessidades materiais de cada área, preza pela boa relação entre as áreas e, o principal, presta atenção nos detalhes, no que ninguém está olhando. 

Uma posição com alta demanda de foco e responsabilidade, que trabalha para que tudo saia conforme o planejado, dentro do prazo, e com todas as ferramentas necessárias para que cada profissional execute sua função da melhor forma possível.

“A produção está a serviço da arte. Não no sentido de submissão, mas sim, no sentido de respeitar a expressão artística e propor soluções ‘realizáveis’, sem podar a criatividade das pessoas”, destaca Tati.

Produção executiva: o início e o fim do projeto

Como parte da produção audiovisual, a pessoa produtora pode encarar desafios diferentes, segundo o projeto que irá realizar, afinal, o fluxo de trabalho de séries, curtas ou longas-metragens, conteúdo de marca ou publicidade vão sempre possuir suas peculiaridades. Por isso, mesmo com alguns anos de experiência, é importante permanecer aberto ao aprendizado constante para realizar o que cada momento pede.

Logo, quando falamos da produção executiva, um ponto merece destaque: ela encabeça o processo de trabalho do início ao fim de um projeto, com uma trilha de realização que, resumidamente, funciona assim:

Ela é responsável por tirar a ideia do papel e colocar em prática, pegar o briefing e compreender suas necessidades para que cada fase aconteça conforme o planejado. Na publicidade e conteúdo de marca, também é importante ficar atento ao que o cliente precisa, já que, às vezes, ele pode não ter clareza sobre o que quer, fazendo com que a pessoa produtora se torne uma peça importante na consolidação e comunicação dessas informações.

A partir daí chega o momento de precificar o projeto, montar o cronograma, compreender necessidades materiais e de infraestrutura, elencando questões de equipe, equipamentos, logística, alimentação e primeiros socorros. 

Olhando para a ponta final, a pessoa também planeja a distribuição, comunicação e aprovação do orçamento. É realmente bastante coisa, né?

A comunicação entre as áreas e a organização 

Por fim, a pessoa produtora executiva é uma grande gestora de todo o trabalho, comunicando-se diretamente com a direção de produção, responsável pela comunicação com todas as outras áreas de produção: produção de elenco, produção de locação, produção de arte e assim por diante.

Cada uma das áreas tem uma pessoa responsável em produzir o que surgiu no mundo das ideias, alguém que irá ajudar a materializar a criatividade e viabilizar a entrega de uma obra completa. 

A produção é um ponto-chave na viabilidade de projetos de todos os tamanhos e a pessoa produtora quando, além de compreender suas funções, também enxerga as pontas artísticas de seu trabalho, consegue gerenciar e se comunicar de maneira muito mais assertiva com todas as áreas. O que possibilita projetos cada vez mais dinâmicos e um olhar ainda mais treinado para os diversos desafios da função, não importa a área.

Curtiu saber um pouco mais sobre como funcionam alguns pontos da produção? Conta pra gente e vamos conversar.